quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

O primeiro cyborg do mundo real


                                                Do Site Metamorfose Digital
        Neil Harbisson nasceu com acromatopsia, doença que afeta a visão e só lhe permite ver o mundo entre o branco e preto. Ainda assim, decidiu estudar Belas Artes no Instituto Alexandre Satorras (Espanha). Em 2002, Neil mudou-se para a Inglaterra para seguir seus estudos no Dartington College of Arts, onde conheceu Adam Montandon, que iniciou-o no mundo da cyber-robótica.


        Neil contou a Adam de sua doença e este, aproveitou seus conhecimentos para poder fazer algo ao respeito. Juntos começaram a trabalhar em um eyeborg, algo assim como um "olho robótico".

        Ambos criaram uma câmera que capta as cores transformando-as em ondas sonoras (trabalhando em conjunto com um programador de software, chamado Peter Kase). Isto permite que Neil possa ouvir as cores, e atualmente, memorizou mais de 3 mil frequências diferentes. E ademais, ajustando os controles de volume, pode medir a saturação das cores, o que lhe permite também vê-las e não somente ouvi-las.


      Com este implante, Neil pode pintar quadros com cores. E não só isso, pode pintar obras musicais. Depois de reconhecer qual onda sonora corresponde a tal cor, Neil já realizou várias pinturas de clássicos da música.

      Depois de um tempo, o passaporte de Neil para permanecer na Grã-Bretanha caducou. Quando tentou renovar seu passaporte, o trâmite foi recusado pela foto que apresentou. A razão? As autoridades não aceitaram a "prótese" que aparecia em seu rosto.

    A burocracia viu aquilo como uma piada, após uma extensa troca de documentos entre médicos e advogados, as autoridades tiveram que aceitar que a próteses de Neil faz parte de seu corpo. Neil é o primeiro cyborg reconhecido oficialmente.



LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...